segunda-feira, janeiro 22, 2007


Ilustração: Michael Onona, via Bitaites

Aborto, Interrupção Voluntária da Gravidez, Despenalização do Aborto

No próximo dia 11 de Fevereiro, como é do conhecimento de todos, vai ser realizado um referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas (dois meses e meio). É isto que vai ser perguntado nas mesas de voto.

Trata-se de um voto segundo a consciência de cada um dos cidadãos deste país, acima de tudo este referendo é um convite à intervenção cívica, consciente, informada e principalmente em número suficiente de portugueses de modo a dar expressão à importância daquilo que está em causa.

Por estes dias, nas conversas de café, nas televisões, nas rádios, nos jornais e revistas, os argumentos dos dois lados – sim e não - têm sobretudo revelado posições extremas, infundadas ou fundadas no desconhecimento, ora tudo isto apenas contribui para uma maior desinformação. Mas sobretudo o que se nota é que a falta de informação e a desinformação de alguns está a crescer e a partidarização do referendo poderá afinal ditar a escolha, parecendo que o voto consciente nunca foi para aqui chamado.

O Café é um lugar plural onde coabitam e comunicam opiniões distintas. Deixo aqui várias ligações para alguns textos (1, 2, 3, 4, 5) pertencentes a um blog – Bitaites – de passagem obrigatória, por muitas outras razões para além das desta temática, e ainda um vídeo pertencente ao movimento “Assim Não” descoberto após uma visita ao blog 31 da Armada.  

Sem comentários: